quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Clube de Regatas do Flamengo


Clube de Regatas do Flamengo
(Brasil)

           O Clube de Regatas do Flamengo é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Fundado no Bairro do Flamengo para disputas de remo em 17 de novembro de 1895, tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol.
         Em fins do século XIX o remo dominava o Rio de Janeiro. O futebol começava apenas a aparecer em alguns clubes, mas ainda era olhado com certo temor, pois não estava sendo recebido com entusiasmo pela sociedade carioca.
          Na noite de 17 de novembro de 1895, muita gente estava em um dos corredores da casa número 22 da Praia do Flamengo, onde Nestor de Barros morava num dos quartos. A reunião teve por objetivo a fundação do Grupo de Regatas do Flamengo. Naquela mesma noite foi eleita a primeira diretoria:
  • Domingos Marques de Azevedo; presidente
  • Francisco Lucci Colas; vice-presidente
  • Nestor de Barros; secretário
  • Felisberto Cardoso Laport; tesoureiro
            A partir de 1902 o remo passou a dividir com o futebol a preferência popular. Assim, os associados do Flamengo tornaram-se sócios também do Fluminense para acompanhar o futebol, e os do clube das Laranjeiras vieram para o rubro-negro a fim de acompanhar as regatasAlberto Borgerth representava bem o exemplo, pois pela manhã remava pelo Fla e à tarde jogava pelo seu clube, o Fluminense.
          "Uma curiosidade na história do Clube de Regatas do Flamengo é que seus atletas já haviam se arriscado a praticar o futebol. No dia 25 de outubro de 1903, antes da fundação do departamento de futebol do Flamengo, os remadores flamenguistas se reuniram com os colegas de esporte do Botafogo para a disputa de um amistoso"
 
FONTE:Site Oficial Clube de Regatas do Flamengo - Wikipédia 28/01/2016

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário