segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Wydad Athletic Club


Wydad Athletic Club
(Marrocos)

            O Wydad Athletic Club, mais conhecido como Wydad Casablanca, é um dos principais clubes de Futebol de Marrocos, com sede em Casablanca.
              A origem da criação do Wydad Athletic Club, está na resistência à opressão do protetorado. Assim, bem antes da independência, o porto de Casablanca foi cercado por um grande número de piscinas, e para ser capaz de ter acesso a essas piscinas, era preciso pertencer a um clube. A partir de 1935/1936, um número de judeus marroquinos e muçulmanos poderiam se juntar a esses clubes e desfrutar das piscinas da cidade. Mas logo o número de marroquinos tornou-se muito o que causou alguma forma de medo por parte dos europeus. É assim que a ideia para a criação de um clube pelos marroquinos, de modo a permitir que judeus e muçulmanos pudessem nadar nas piscinas do porto. Assim surgiu a ideia de criar o clube do Wydad para o objectivo de participar em competições de pólo aquático.
               Nem tudo foi fácil, porque depois de repetidamente pedir permissão às autoridades francesas para a criação do clube, sempre que os pedidos foram sem resposta, o Wydadis na hora fez contato com a associação franco-marroquino a tentar resolver o problema recorde do clube. Assim, o Residente Geral Nogues interveio pessoalmente para permitir a criação de Wydad, esta em condições muito restritivas: a remoção da religião (sem religião no desporto), distância da política, nenhum racismo, a partilha de 12 assentos da Comissão entre marroquina e francês em partes iguais. Assim, em 08 de maio de 1937, foi criado um clube marroquino.

FONTE: Site Oficial www.wac.ma - Wikipédia 08/02/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário