segunda-feira, 3 de julho de 2023

Tecos Fútbol Club

 


Tecos Fútbol Club

(México


            Club Estudiantes Tecos foi um clube de futebol profissional mexicano da Universidade Autônoma de Guadalajara (UAG). Em 2014 o time que jogava na Liga de Ascenso foi mudado para cidade de Zacatecas onde tornou-se nos Mineros de Zacatecas. Em 2015, foi refundado com o nome de Tecos Fútbol Club.
            Fundado em 5 de julho de 1971. Em meados de 1971, um grupo de 20 universitários iniciou uma aventura esportiva sem sequer imaginar que estavam lançando as bases de um clube que nos anos seguintes alcançaria a façanha inédita de chegar à Primeira Divisão do futebol profissional mexicano pelo melhor de meios.: Ser campeão das duas divisões inferiores.
          Apenas um ano antes, em 1970, a Universidade Autônoma de Guadalajara havia inaugurado a Ciudad Universitaria, reunindo em um esplêndido conjunto as escolas e faculdades que funcionavam há muito tempo em diferentes edifícios da cidade. Além das novas salas de aula e laboratórios, viria depois a mais completa infraestrutura esportiva: campos de futebol e beisebol, ginásio polivalente, quadras de tênis e raquetebol, piscina olímpica e assim por diante. O espírito esportivo invadiu a Comunidade Universitária.
          O time de futebol participava de torneios locais e foi então que um de seus integrantes, Antonio Leaño Reyes, que também foi presidente da Federação Estudantil de Jalisco (FEJ), estabeleceu o objetivo de se profissionalizar. Não foi uma tarefa fácil, principalmente porque o Guadalajara já contava com três times de longa tradição. Porém, com o apoio das autoridades universitárias, o sonho se tornou realidade e, finalmente, na temporada 1971-1972, o time do Tecos estreou no campeonato da Terceira Divisão. O novíssimo campus foi formado por alunos das carreiras de Comércio, Engenharia, Direito e Medicina, que aliaram os estudos aos treinos e aos jogos oficiais de fim de semana.
            A ascensão foi meteórica: em 1973, sob a liderança de Guillermo "Tigre" Sepúlveda, os Tecos sagraram-se campeões da Terceira Divisão e, em 1975, com Everardo "Cuate" Villaseñor no comando, conquistaram o título da Segunda Divisão e a consequente passagem .à divisão de honra. Pela primeira vez esse feito ocorreu na história do futebol mexicano. 

FONTE:Site: https://tecos.mx/ | Wikipédia 03/07/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário